Aumentar a produtividade sem grandes investimentos

Veja abaixo as ferramentas que podem incrementar a produtividade na sua empresa sem a necessidade de grandes investimentos

Responda: Sua empresa necessita de grandes investimentos em tecnologia ou necessita de melhorias nos processos?
consultoriaAntes de realizar grandes investimentos em tecnologia de ponta é necessário realizar um estudo minucioso dos processos da empresa. O aumento da capacidade produtiva pode ser obtido apenas redesenhando os processos, minimizando os tempos ociosos e eliminando desperdícios na cadeia produtiva utilizando ferramentas específicas e treinando seus colaboradores.
Se desejar, entre em contato e veja como sua empresa pode melhorar a produtividade sem grandes investimentos, aproveitando os recursos já existentes que podem estar sendo subutilizados.
Desenvolvo e implanto programas de melhoria que aumentam a produtividade na sua empresa sem grandes investimentos.

Racionalização industrial

cronometroResponda:
-Quanto tempo eu levo para produzir um determinado item?
-Qual o custo deste produto?
-Qual é a produtividade da empresa?
-É viável comprar um equipamento para ampliar a capacidade produtiva?
-Quanto a máquina estará ocupada hoje, na semana ou no mês?

Essas são algumas perguntas que ficam sem resposta caso a empresa não tenha o tempo padrão das operações. O tempo padrão é de fundamental importância na indústria e a base para estudos de melhoria, pois com ele a empresa poderá:
-Determinar o custo padrão dos produtos;
-Avaliar a quantidade necessária de horas para a produção dos itens;
-Realizar estudos de viabilidade econômica com maior confiança;
-Programar a produção de forma que os produtos não entrem em produção nem cedo nem tarde;
-Avaliar a produtividade e eficiência;
-Balancear linhas de produção quando for o caso, etc.
Realizo o trabalho para determinar o tempo padrão das operações e com base nesses tempos é possível parametrizar os elementos básicos a fim de facilitar o trabalho de determinação de tempo padrão de novos produtos. Tempos e métodos é em alguns casos interpretado de forma errônea. Não há necessidade de realizar o estudo toda vez que um produto novo é lançado. Parametrizando os elementos básicos a tarefa de determinação do tempo padrão torna-se simples e rápida.

Ferramentas Lean

"LEAN" Tag Cloud (smart quality process improvement efficiency)O pensamento enxuto “Lean Thinking” é muito mais que a aplicação prática de ferramentas disponíveis para aumentar a produtividade e eficiência de uma empresa. É uma estratégia de negócios que foca o incremento da satisfação dos clientes. O gerenciamento Lean busca incessantemente fornecer de maneira sólida valor aos clientes com os custos mais baixos pelo meio de melhorias nos fluxos de valores, porém, podemos iniciar uma jornada aplicando as ferramentas Lean nos processos existentes com o intuito de minimizar os desperdícios encontrados na produção. Abaixo há uma breve descrição das principais ferrametas Lean para o incremento da produtividade sem grandes investimentos.

 

 -Troca rápida de ferramentas;
-Gestão visual;
-Programa 5s;
-Sistemas híbridos de produção;
-Trabalho padronizado.
A aplicação de forma sistemática dessas ferramentas permite incrementar até 80% de produtividade sem grandes investimentos.
Entre em contato comigo e veja como pode ser simples incrementar a produtividade na sua empresa.

Processos de usinagem e utilização de recursos

usinagem_2Possuo 30 anos de experiência no ramo da usinagem. Realizo diversos serviços de otimização não só das condições de corte das ferramentas como também a redução significativa da utilização de insertos intercambiáveis gerando economia significativa na aquisição de ferramentas. A usinagem é um processo de fabricação mecânica que deve ser muito bem estudado para que a empresa possa obter o melhor rendimento possível de suas máquinas operatrizes. As análises das condições econômicas de usinagem, fluidos de corte, forças e potências de corte, análise dos fatores que diminuem a vida útil da ferramenta, entre outros, são apenas alguns fatores que devem ser observados e analisados no processo de usinagem. A análise completa dos fatores que influenciam diretamente no "estado da arte" da usinagem, propiciam a empresa redução de custos e consequentemente melhoria em sua lucratividade. Abaixo seguem alguns trabalhos que desenvolvo:
-Desenvolvimento de estratégias de usinagem;
-Otimização dos ciclos e tempos de usinagem;
-Redução do intervalo de máxima eficiência (mínimo custo e máxima produção);
-Redução de geometrias e classes de insertos intercambiáveis, permitindo a redução dos custos com ferramentas e facilitando a administração das mesmas;
-Treinamento à operadores e técnicos.
Todo o trabalho é documentado, mensurado e comparados com a situação atual a fim de comprovar os ganhos. Além disso, realizo acompanhamentos periódicos para a sustentabilidade do trabalho. Entre em contato comigo e veja como sua empresa pode ter ganhos significativos na área de usinagem. 

Processos de produção e organizacionais

processos_oQuem faz? O que faz? Quando faz?
A resposta a essas três perguntas nem sempre é tarefa simples. Por meio de convivência na empresa as pessoas acabam se habituando a fazer o que tem que ser feito, mas isso pode ser oneroso à empresa, pois nem sempre é a melhor maneira de fazer.
Estudo realizado mostra que em linhas de produção somente 5% das atividades agregam valor ao produto, em escritórios o número é ainda pior. Somente 1% das atividades agregam valor ao produto.
Mapear os processos organizacionais é tão importante quanto os processos de produção. A padronização das atividades leva a condição de medição e melhoria dos processos.
Padronização + ferramentas Lean = redução de desperdícios = redução das atividades que não agregam valor.