Bem feito ou para ontem?

Só mais um site WordPress

Bem feito ou para ontem?

Conheci um gerente de manufatura que sempre que chamado para uma tarefa difícil indagava: Você quer isso bem feito ou quer para ontem? E ele mesmo respondia: “Decida, pois não pode ter os dois”.
A maneira como o gerente dizia isso era tão efetiva que ninguém se atrevia a contradizê-lo.
Sempre afirmava que uma fábrica não poderia ser boa em tudo. Jamais eram discutidos assuntos tal como aumento de capacidade fabril, maior faixa de produtos, maior velocidade de entrega e até mesmo produtos mais baratos.
Uma pena, posteriormente, todos conseguiram enxergar que o gerente estava errado.
Talvez não seja possível de imediato ter a coisa bem feita e para ontem, mas é o caminho que deve ser seguido pelas indústrias de manufatura, ou seja, trabalhar para ter um produto que atenda as expectativas do cliente, no tempo, preço e valor percebido.
Meu trabalho é focado nisso!
Os cursos E.A.D que ofereço além de consultoria são voltados para o chão de fábrica, onde a “coisa acontece”, é aí que a empresa deve dar maior atenção no início de uma jornada de melhorias.
Reduza os tempos de setup, puxe a produção onde possível, organize a fábrica, determine os tempos de produção, controle a produção visualmente, padronize as operações e finalmente melhore continuamente.
Meu maior objetivo é contribuir com profissionais da área e empresas para que possamos nos tornar um país competitivo.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário