Por que ferramentas Lean e não produção enxuta?

Um dos meus objetivos e difundir cada vez mais cursos a distância voltados para as áreas de engenharia de processos e engenharia de produção, isso já ficou claro em outros textos. Tenho plena convicção que tudo na vida deve ser muito transparente e para tal vale a pena esclarecer algumas diferenças entre “Produção enxuta” e “Ferrramentas Lean”.

A produção enxuta é muito mais do que um apanhado de ferramentas para aumentar a produtividade, é uma filosofia de trabalho, uma nova forma de pensar sobre conceitos administrativos e produtivos. Se perguntarmos para um executivo da alta administração de uma empresa qual o motivo da empresa existir, logo virá a resposta: “Para ganhar dinheiro.” E é aí que começa o grande erro, se uma empresa existir apenas para ganhar dinheiro, então não seria mais fácil vender todo patrimônio e aplicar o dinheiro? Tenho certeza que se tal ação for tomada será muito mais vantajoso para aqueles que pensam que a empresa existe apenas para ganhar dinheiro. Agora, se perguntarmos a uma empresa que tem a mentalidade enxuta em sua essência a resposta com toda certeza será “Gerar valor para o cliente, sociedade e a economia”, logo, é fácil entender por que ofereço cursos dentro da área ferramentas Lean e não Sistema Toyota de produção, por que a mentalidade enxuta não se aprende através de uma receita, um guia prático. O que procuro passar adiante é o conhecimento teórico e prático de minha vida profissional para aqueles que pretendem se aperfeiçoar nas áreas de engenharia de produção e processos, buscando incessantemente a melhoria contínua nas empresas que trabalham. Aplicando as ferramentas Lean e mantendo a sustentabilidade do trabalho realizado, logo surgirão resultados expressivos no chão de fábrica e isso é um bom começo para mudar a maneira de pensar da empresa. O trabalho é longo e cheio de percalços, mas como mencionado no filme Transformers: “Não há vitória sem sacrifícios”.

Posted in Educação a distância, Ferramentas lean; melhoria contínua, Produção enxuta, sistema Toyota de produção.

Kleber Furlani

Sou engenheiro mecânico, especializado em gestão de projetos pela FATEC.
Possuo 30 anos de experiência em indústrias de transformação onde implantei diversos projetos de racionalização industrial, tempos e métodos, cronoanálise e manufatura enxuta.

Deixe uma resposta