Estudar, Lutar, persistir e jamais desistir!

Só mais um site WordPress

Estudar, Lutar, persistir e jamais desistir!

Começo esse texto com uma famosa frase:
Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais!
Por diversas empresas que passei, notei que havia uma grande dificuldade por parte das pessoas de assimilar novos conhecimentos e até mesmo utilizar ferramentas básicas do dia-a-dia como por exemplo Excel e Power point.
Com muito trabalho, paciência e persistência pude contribuir para o aperfeiçoamento dessas pessoas e seu desenvolvimento profissional.
Até hoje, formei um grande número de profissionais nas áreas de processos de produção, usinagem e qualidade, assim como na utilização das ferramentas MS Office e Open Office e o que mais me motiva até os dias de hoje é que boa parte desses colegas de empresa mantém contato comigo e percebo que estão atingindo seus objetivos em suas carreiras profissionais, lógico que pelo esforço pessoal de cada um, mas também devido aos cursos e treinamentos que ministrei.
O que me espanta é que boa parte das universidades e faculdades não se atentaram que os profissionais que estão formando não estão prontos para o mercado de trabalho, isso persiste em função dessas instituições manterem suas grades curriculares desatualizadas, ultrapassadas.
Quando ministro treinamentos e cursos nas empresas sempre pergunto se em algum momento viram ou virão disciplinas ligadas aos temas que estão sendo abordados no curso que estou ministrando e a resposta é sempre a mesma: “Foi comentado por cima” ou “Não, nunca falaram sobre o assunto”.
Não que as instituições devam formar especialistas nas áreas, mas falta ainda a preocupação em formar profissionais capazes de entrar no mercado de trabalho com pelo menos os conhecimentos médios de suas profissões.
A constatação disso que escrevo nesse texto está nessa reportagem do jornal “O Estado de São Paulo” http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,falta-de-mao-de-obra-especializada-se-agrava-e-atinge-91-das-empresas-,1117456,0.htm
Mais uma vez, enfatizo a necessidade das pessoas estudarem não apenas o que está na grade curricular do seu curso de graduação, pós ou técnico. Todos nós temos que ter vontade de aprender, ser autodidata, ler muito, pesquisar, participar de fóruns de discussão e aproveitar as oportunidades que são oferecidas, sem preguiça, com persistência, com luta e com muita, mas muita garra.
Os cursos que ofereço gratuitamente no site é uma forma de aperfeiçoar-se, não que os treinamentos e cursos sejam suficientes, mas já é um bom começo. Por isso, caro colega, aproveite um pouco da minha experiência profissional que tento passar nos cursos e mãos a obra!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário