Moderizar o ensino também é importante

O caderno de economia do estadão apresenta um texto disponível nesse link sobre o incentivo que o governo pretende dar a indústria para modernizar o parque fabril. Isso é extremamente importante, pois os profissionais que trabalham em indústrias de manufatura sabem bem qual a situação do parque fabril brasileiro ainda mais quando falamos de pequenas e médias empresas, porém, vejo que é necessário também rever os currículos dos cursos técnicos no Brasil e a maneira como são apresentadas as disciplinas que teoricamente deveriam preparar o profissional para o mercado de trabalho. Vi em algumas situações alunos de cursos de engenharia que nem sequer haviam escutado termos que fazem parte do dia a dia dos profissionais das áreas de processos. Isso é muito preocupante, pois de nada adianta as empresas terem máquinas modernas se os profissionais responsáveis pelo planejamento de produção, projeto e desenvolvimento de produtos e processos de fabricação não trabalharem em conjunto e reduzir os desperdícios na cadeia produtiva.
Os cursos oferecidos no site tem essa proposta. Mostrar de forma prática através das ferramentas Lean a racionalização industrial que tais desperdícios podem ser minimizados facilmente. Comprar e produzir o necessário, quando necessário e na quantidade necessária.
Posted in Aperfeiçoamento profissional, Cursos E.A.D., Educação a distância, Ferramentas lean; melhoria contínua, manufatura, melhoria nos processos, Produção enxuta.

Kleber Furlani

Sou engenheiro mecânico, especializado em gestão de projetos pela FATEC.
Possuo 30 anos de experiência em indústrias de transformação onde implantei diversos projetos de racionalização industrial, tempos e métodos, cronoanálise e manufatura enxuta.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.