Por que tanta resistência com o Lean?

baixa_produtividadeBrasil vive uma crise há anos, isso é fato incontestável.

Empresas vivem um cenário nada favorável e o que vemos a cada dia são empresas e mais empresas fechando.

Fato é, não queira obter novos resultados fazendo as mesmas coisas e da mesma forma. A empresa para obter novos resultados deve pensar fora do quadrado, ou seja, repensar a forma como vem fazendo as coisas, repensar seus processos.

Quando falamos em Lean, estamos falando de 5 princípios e 7 desperdícios que devem ser minimizados de forma sistemática.
Os benefícios alcançados com o Lean são visíveis a qualquer pessoa que trabalha na organização, mas infelizmente a vaidade e falta de conhecimento faz com que diretores e gerentes não permitam que a empresa se torne enxuta, dessa forma cada vez mais empresas fecham, desemprego aumenta, produtividade baixa, níveis de qualidade inaceitáveis e assim por diante.
Pergunte-se: Quando foi a última vez que a sua empresa implantou uma melhoria significativa em algum processo?
Até quando isso vai continuar da mesma forma eu não sei, mas sei que se continuarmos assim nunca passaremos de um país exportador de cana de açúcar e minério de ferro.
Abaixo uma tabela com algumas informações relevantes para refletir.

desempenho_industria

Posted in Uncategorized.

Kleber Furlani

Sou engenheiro mecânico, especializado em gestão de projetos pela FATEC.
Possuo 30 anos de experiência em indústrias de transformação onde implantei diversos projetos de racionalização industrial, tempos e métodos, cronoanálise e manufatura enxuta.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.