Os 5 conceitos fundamentais do Lean thinking

A filosofia Lean foi criada a a partir do sistema Toyota de produção.

Começou a ser popularizada quando a Toyota se destacou pela alta produtividade, velocidade de produção, flexibilidade e a alta confiança gerada em seus produtos.

Taiichi Ohno engenheiro chefe da Toyota e que trabalhou nessa empresa por mais de 30 anos comentou que:

Estamos olhando a linha do tempo desde o pedido do cliente até o momento em que o cliente paga pelo produto. Olhando essa linha do tempo estamos trabalhando para diminuir o tempo, isso significa eliminar perdas (Muda = desperdício em Japonês).

Isso significa um olhar diferente que consiste em não aumentar os preços para aumentar os lucros e sim eliminar desperdícios = custos = muda. Com isso as margens de lucro aumentam conforme imagem abaixo.

Empresa tradicional

Paradigma do Lean Thinking

Dito isso Womak e Jones (A mentalidade enxuta nas empresas) citam que o Lean possui 5 conceitos que se bem aplicados e somados a busca incessante para reduzir a linha do tempo eliminado desperdícios propiciam incrementos de ganhos significativos nas empresas.

Os 5 conceitos são

Valor

Esse é o ponto inicial para o Lean Thinking (Mentalidade enxuta), ou seja, a definição do valor. A necessidade gera o valor e cabe aos produtores seja de bens ou serviços ou os dois combinados procurar o meio para satisfazer os clientes e cobrar um preço específico com o objetivo de manter o negócio da empresa e proporcionar o aumento de lucros através da eliminação constante de desperdícios e melhorias na qualidade.

Fluxo de valor

Com o Valor definido a empresa deve identificar e entender o fluxo de valor que nada mais é analisar de forma minuciosa as atividades que agregam valor, as que não agregam valor, mas são necessárias e as atividades que não agregam valor (ver texto e vídeo).

Fluxo contínuo

Após os dois primeiros conceitos é o momento de dar fluidez aos processos que agregam valor. É uma tarefa desafiadora e com um nível de dificuldade considerável, pois requer mudança no comportamento das pessoas, mas em se tratando de mudanças é a mais motivadora também exatamente pela sua dificuldade. Quando aplicado sente-se imediatamente os efeitos na redução dos tempos de produção e consequentemente nos níveis de estoque, pois o processo está seguindo um fluxo contínuo.

Produção puxada

Significa deixar o cliente determinar o ritmo de produção. É inverter o fluxo. Empresas convencionais empurram os produtos para o cliente final, isso é muito perigoso, pois gera descapitalização em função da compra de materiais, insumos, ocupação desnecessária da produção, entre outros. Para minimizar isso essas tentam diminuir seus níveis de estoque praticando promoções o que pode funcionar, mas compromete o fluxo de caixa da empresa.

Na produção puxada o cliente passa a puxar o valor diminuindo os estoques e consequentemente melhorando o fluxo de caixa da empresa. Quando não se consegue dar fluidez aos processos esses são conectados por sistemas puxados de produção.

Perfeição

Faça a seguinte pergunta: é possível atingir a perfeição? A resposta é evidente. Não. Mas a busca pela perfeição é a essência da melhoria contínua. Se a melhoria é contínua a empresa e pessoas estão indo em direção a perfeição. Lembre-se “Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”.

 

No próximo texto falaremos sobre os sete tipos de desperdícios na cadeia de valor.

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