Os conceitos Lean aplicados na vida pessoal

Como já deve percebido eu Kleber Furlani sou um entusiasta do sistema Toyota de produção e suas ferramentas.

O sistema Toyota de produção teve origem após a segunda guerra mundial quando o Japão estava devastado. Devido a necessidade de produzir veículos competitivos a Toyota lançou o desafio a Taiichi Ohno engenheiro chefe desta empresa que somente visitou a Ford anos depois e não antes de iniciar sua jornada de eliminação de desperdícios.

Ohno começou eliminando os “tempos mortos” na linha de produção o que foi chamado de desperdícios ou “Muda” em japonês. Quando questionado sobre o que a Toyota estava fazendo Ohno respondeu:

Estamos olhando a linha do tempo e diminuindo o tempo entre o pedido e o recebimento do dinheiro.

A isso anos depois foi dado o nome de Lean manufacturing denominado assim por John Krafcik após longa pesquisa conduzida por James Womack, Daniel Jones, e Daniel Roos sobre a produção de veículos no mundo e que culminou na produção do livro “A máquina que mudou o mundo”.

Desde então o sistema Toyota de produção vem sendo aplicado e adaptado em todos os seguimentos possíveis e imagináveis e suas denominações como Lean construction, Lean Healthcare, Lean office e assim por diante.

Como um entusiasta deste sistema não pude deixar de começar a fazer analogias com a minha rotina e fazer um paralelo entre o sistema Toyota de produção e o sistema Kleber Furlani de produção. Isso mesmo, eu me colocando como uma empresa e aplicando os conceitos lean em minha vida pessoal.

Cheguei a conclusões extraordinárias que deverá resultar em meu trabalho de mestrado, mas uma questão que me chamou muito a atenção foi o paralelo entre a produção em excesso e o estoque que são os dois piores desperdícios dentre os 7 apresentados no lean manufacturing.

Produção em excesso é a empresa produzir além do necessário, ou seja, produzir além das necessidades do cliente e de forma aleatória e consequentemente gera estoque que significa em poucas palavras dinheiro parado. Logo a empresa despende esforços para trabalhar, compra de material, utilização inadequada de recursos, espaço na empresa e o pior em função disso descapitaliza a empresa desnecessariamente.

Mas como fazer essa analogia com a vida pessoal?

Imagine você sendo cliente de você mesmo. Você vai querer o produto certo, na quantidade certa e no momento certo, logo fica a pergunta. A “preocupação” não pode ser considerado um excesso de ocupação e, portanto, gerar um excesso de estoque em você? Além disso a preocupação gera ansiedade, que gera uma série de outros desconfortos e que infelizmente resultarão num produto ruim a você.

E como eliminar isso? Aplicando o programa 5s para você mesmo.

Os resultados são extraordinários, assim como o Lean nas empresas.


Gentileza gera gentileza. Se for fácil para você ensine, se tiver dificuldades pergunte!

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