DMAIC a metodologia que pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a eficiência

DMAIC a metodologia que pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a eficiência

DMAIC: O que é 

O DMAIC é uma metodologia de resolução de problemas e melhoria de processos que foi desenvolvida e popularizada na década de 1990.
Embora os princípios básicos do DMAIC possam ser rastreados até as práticas de controle de qualidade utilizadas por empresas japonesas na década de 1950, foi somente na década de 1990 que a metodologia foi formalizada e amplamente adotada nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.
Desde então, o DMAIC se tornou uma abordagem comum para melhorar a eficiência e a qualidade dos processos em muitas empresas e organizações, incluindo setores como manufatura, serviços financeiros, saúde e governo.

DMAIC é um acrônimo em inglês para as cinco etapas de um método estruturado de melhoria de processos. Utilizamos muito o DMAIC num trabalho de implantação Lean. 

Conforme a imagem da planilha abaixo. 

As etapas do DMAIC são: 

  1. Definir: Nesta etapa, é importante identificar o problema a ser resolvido, definir os objetivos e estabelecer uma equipe de trabalho. Também é importante entender o processo atual e os requisitos do cliente para o produto ou serviço. 
  1. Medir: Na segunda etapa, é importante coletar dados para entender o processo atual e medir sua performance. Os dados coletados podem ser usados para calcular a capacidade do processo e identificar os pontos de falha. 
  1. Analisar: Nesta etapa, a equipe de trabalho usa os dados coletados para identificar as causas raiz do problema. São usadas ferramentas estatísticas e de análise para identificar as causas mais importantes e definir hipóteses. 
  1. Melhorar: Nesta etapa, a equipe de trabalho desenvolve soluções para corrigir as causas identificadas na etapa anterior. São testadas diferentes soluções, avaliando a sua eficácia e aplicando melhorias que gerem melhores resultados. 
  1. Controlar: Na última etapa, o objetivo é garantir que as melhorias implementadas sejam sustentáveis e duradouras. É criado um plano de controle para monitorar a performance do processo e garantir que as melhorias sejam mantidas. 

Onde o DMAIC pode ser usado 

O DMAIC é uma metodologia iterativa, ou seja, a equipe de trabalho pode voltar às etapas anteriores para refinar e melhorar o processo, se necessário. É amplamente utilizado em vários setores da indústria, incluindo manufatura, serviços financeiros, saúde, tecnologia, entre outros. É especialmente útil em processos complexos que envolvem muitas variáveis e interações. 

A aplicação bem-sucedida do DMAIC pode trazer muitos benefícios, como a redução de defeitos e custos, melhoria da satisfação do cliente, aumento da produtividade e melhoria da qualidade do produto ou serviço. 

Alguns exemplos de aplicação do DMAIC 

Setor de Manufatura 

Uma fábrica de automóveis está tendo problemas com a qualidade dos seus carros. Eles decidem aplicar o DMAIC para identificar e corrigir o problema. Na etapa "Definir", a equipe de trabalho identifica que a qualidade dos carros está abaixo do padrão da indústria. Na etapa "Medir", a equipe coleta dados sobre os problemas dos carros e quantifica o número de reclamações dos clientes. Na etapa "Analisar", a equipe descobre que o problema está relacionado à qualidade dos fornecedores de peças. Na etapa "Melhorar", a equipe trabalha em conjunto com os fornecedores para melhorar a qualidade das peças. Na etapa "Controlar", a equipe monitora a qualidade das peças entregues pelos fornecedores para garantir que os padrões de qualidade sejam mantidos. 

Setor de Saúde 

Um hospital tem um problema com a taxa de infecção em suas salas cirúrgicas. Eles aplicam o DMAIC para reduzir a taxa de infecção. Na etapa "Definir", a equipe identifica que a taxa de infecção é alta e que está afetando a qualidade do cuidado ao paciente. Na etapa "Medir", a equipe coleta dados sobre as taxas de infecção e identifica os fatores que contribuem para ela. Na etapa "Analisar", a equipe descobre que a higiene das mãos e a esterilização inadequada do equipamento são os principais fatores que contribuem para a taxa de infecção. Na etapa "Melhorar", a equipe implementa protocolos mais rigorosos de higiene das mãos e melhora a esterilização do equipamento. Na etapa "Controlar", a equipe monitora a taxa de infecção em tempo real para garantir que as melhorias sejam mantidas. 

Setor de Serviços Financeiros 

Um banco tem um problema com o tempo de espera dos clientes em suas filiais. Eles aplicam o DMAIC para melhorar a eficiência e reduzir o tempo de espera. Na etapa "Definir", a equipe identifica que o tempo de espera é longo e está afetando a satisfação do cliente. Na etapa "Medir", a equipe coleta dados sobre o tempo de espera e identifica as causas raiz. Na etapa "Analisar", a equipe descobre que a falta de pessoal e a complexidade dos processos são as principais causas do problema. Na etapa "Melhorar", a equipe contrata mais pessoal para atender as demandas e simplifica os processos para reduzir o tempo de espera. Na etapa "Controlar", a equipe monitora o tempo de espera regularmente para garantir que os tempos de espera sejam reduzidos e permaneçam baixos. 

Os exemplos são apenas ilustrativos e básicos para o entendimento inicial da aplicação do DMAIC, claro que é um processo bem mais completo e complexo, mas é uma excelente alternativa para melhoria dos processos e implantação mecanizada do Lean manufacturing. 

Conclusão 

O DMAIC é uma metodologia poderosa para a melhoria de processos que tem sido amplamente adotada há muito tempo por empresas em todo o mundo. Suas etapas estruturadas o foco em dados e análises ajudam as empresas a identificar e corrigir problemas de forma sistemática e sustentável, assim como na estruturação de implantação de novos sistemas de gestão. Se você está buscando melhorar a eficiência e qualidade dos seus processos, o DMAIC pode ser uma excelente opção. 

Entre em contato conosco e agende uma reunião. Podemos ajudar e muito sua empresa.  

Registre-se no site e ganhe até 50% de desconto nos cursos a distância


Posted in Administração da produção, Lean manufacturing, Lean thinking and tagged , , , , .

Deixe um comentário