A Importância da Razão e do Pensamento Crítico para a solução de problemas
Introdução
A razão, uma qualidade que une filósofos de épocas tão distintas como Aristóteles e René Descartes (Quase 20 séculos que os separam), é o elemento que diferencia o Homo Sapiens das outras espécies em nosso ecossistema. No entanto, vivemos em uma sociedade onde a razão muitas vezes é deixada de lado, e decisões são tomadas de forma precipitada, baseadas apenas em informações momentâneas. Este texto explora como a falta de raciocínio crítico pode afetar a produtividade nas empresas e como resgatar a importância da razão em um mundo repleto de desinformação.
A Era da Desinformação
Vivemos em uma era em que a desinformação se espalha rapidamente, muitas vezes obscurecendo verdades estabelecidas por meio de pesquisas e trabalhos bem fundamentados. Isso levou a situações em que o "2+2" parece ser igual a "5" em muitos contextos. Isso é bem sintetizado no livro 1984 de George Orwell. A desinformação tem impactos significativos na tomada de decisões, tanto em nossa vida cotidiana quanto nos negócios.
O Abandono da Razão
Um dos motivos pelos quais isso acontece é o abandono da razão em prol de respostas imediatas e soluções rápidas.
Aqui abro um parêntese para uma situação que vivi.
“Quando cursei engenharia um professor nos fez uma pergunta e queria uma resposta imediata. Todos responderam sem pensar. Qual foi o resultado?
Todos erraram. E aí veio a explicação.
“Nunca respondam de imediato. Uma pergunta é um problema e para tanto há necessidade de criar um método para resolver o problema.
“Evidenciar, analisar, sintetizar e enumerar”.”
A razão exige um método de resolução de problemas que envolve evidenciar, analisar, sintetizar e enumerar.
Aplicação da Razão nas Empresas
A mesma abordagem de raciocínio crítico pode ser aplicada nas empresas para aumentar a produtividade e entregar mais valor aos clientes. Em vez de simplesmente buscar índices de produtividade por pessoa, as organizações podem incentivar seus colaboradores a adotarem métodos racionais para resolver problemas, otimizar processos e melhorar a qualidade do trabalho.
Essa é uma das propostas do PAEC (Programa de aprendizagem empresarial continuada
Conclusão
Restaurar a importância da razão e do pensamento crítico é fundamental em uma era de desinformação e decisões precipitadas. Ao aplicar métodos de resolução de problemas baseados na razão, as empresas podem melhorar a produtividade e entregar resultados de maior qualidade. A razão é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a enfrentar os desafios da sociedade moderna e conduzir a um futuro mais informado e eficiente.
Lembre-se sempre: Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje
Não é ser o melhor, é dar o melhor de si todos os dias buscando sempre o aperfeiçoamento.
-----
Referências:
Facione, Peter. (1989). Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction. Research Findings and Recommendations. 315.
DESCARTES , R. . Regras para a direção do espírito. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 3, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4557. Acesso em: 29 set. 2023

Meu nome é Kleber Furlani sou formado em engenharia mecânica com pós-graduação em gestão de projetos e processos organizacionais. Possuo mais de 30 anos em manufatura e mais de 20 anos em gestão Lean, gestão de processos e gestão do conhecimento. Trabalho para que pessoas e empresas usufruam de todo potencial das técnicas da engenharia de produção.