A produção enxuta de Taichi Ohno e Eiji Toyoda começou a ser popularizada na década de 80 depois da publicação do livro a Máquina que mudou o mundo, essa popularização foi extremamente positiva pois trouxe avanços para a produção de bens e serviços, mas como tudo que começa a ser popularizado tende a trazer também alguns problemas, principalmente com relação a prestação de serviços,
Muitas empresas aproveitam o populismo do nome produção enxuta para divulgar treinamentos e serviços de consultoria, mas na verdade será que é correto utilizar o termo produção enxuta ou sistema toyota de produção?
Em meu ponto de vista não!
O sistema toyota de produção não é apenas a aplicação prática de ferramentas utilizadas na produção enxuta, a simples aplicação das ferramentas ajuda e muito, disso eu não tenho a menor dúvida, pois sou um entusiasta do sistema toyota de produção e suas ferramentas. Mas voltando, o sistema toyota de produção é muito mais que um apanhado de ferramentas, basta analisar os 4ps desenvolvido pelos membros da toyota. Esse sem sombra de dúvida é algo para se pensar. Pois estamos passando por uma evolução nos sistemas de produção.

Meu nome é Kleber Furlani sou formado em engenharia mecânica com pós-graduação em gestão de projetos e processos organizacionais. Possuo mais de 30 anos em manufatura e mais de 20 anos em gestão Lean, gestão de processos e gestão do conhecimento. Trabalho para que pessoas e empresas usufruam de todo potencial das técnicas da engenharia de produção.