Ferramentas Lean ou Produção enxuta

A produção enxuta de Taichi Ohno e Eiji Toyoda começou a ser popularizada na década de 80 depois da publicação do livro a Máquina que mudou o mundo, essa popularização foi extremamente positiva pois trouxe avanços para a produção de bens e serviços, mas como tudo que começa a ser popularizado tende a trazer também alguns problemas, principalmente com relação a prestação de serviços,

Muitas empresas aproveitam o populismo do nome produção enxuta para divulgar treinamentos e serviços de consultoria, mas na verdade será que é correto utilizar o termo produção enxuta ou sistema toyota de produção?

Em meu ponto de vista não!

O sistema toyota de produção não é apenas a aplicação prática de ferramentas utilizadas na produção enxuta, a simples aplicação das ferramentas ajuda e muito, disso eu não tenho a menor dúvida, pois sou um entusiasta do sistema toyota de produção e suas ferramentas. Mas voltando, o sistema toyota de produção é muito mais que um apanhado de ferramentas, basta analisar os 4ps desenvolvido pelos membros da toyota. Esse sem sombra de dúvida é algo para se pensar. Pois estamos passando por uma evolução nos sistemas de produção.

Posted in Sem categoria and tagged Circle process, Heijunka, Kanban, kanban, Lean, Manufatura, Muda, Mura, Muri, Nivelamento, Processos, produção, SMED, SMED.

Deixe um comentário