Ferramentas Lean ou Produção enxuta

A produção enxuta de Taichi Ohno e Eiji Toyoda começou a ser popularizada na década de 80 depois da publicação do livro a Máquina que mudou o mundo, essa popularização foi extremamente positiva pois trouxe avanços para a produção de bens e serviços, mas como tudo que começa a ser popularizado tende a trazer também alguns problemas, principalmente com relação a prestação de serviços,

Muitas empresas aproveitam o populismo do nome produção enxuta para divulgar treinamentos e serviços de consultoria, mas na verdade será que é correto utilizar o termo produção enxuta ou sistema toyota de produção?

Em meu ponto de vista não!

O sistema toyota de produção não é apenas a aplicação prática de ferramentas utilizadas na produção enxuta, a simples aplicação das ferramentas ajuda e muito, disso eu não tenho a menor dúvida, pois sou um entusiasta do sistema toyota de produção e suas ferramentas. Mas voltando, o sistema toyota de produção é muito mais que um apanhado de ferramentas, basta analisar os 4ps desenvolvido pelos membros da toyota. Esse sem sombra de dúvida é algo para se pensar. Pois estamos passando por uma evolução nos sistemas de produção.

Posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe um comentário