Você conhece o significado?
Como visto em outro texto aqui no site e disponível em https://furlani.eng.br/2021/02/10/a-escola-classica-de-administracao/ na escola clássica da administração há dois personagens principais Taylor e Fayol.
As teorias de Taylor baseavam-se em quatro elementos essenciais da administração científica, sendo eles:
- Aperfeiçoamento e padronização das ferramentas e condições de trabalho;
- Seleção e treinamento de pessoal;
- Trabalho rápido e de acordo com as normas impostas realizado pelos funcionários sob vigilância constante, mas que é recompensado através de incentivo monetário e;
- Cooperação entre trabalhadores e direção da empresa, que traria benefícios monetários para ambos.
Já Henri Fayol, engenheiro francês, contemporâneo de Taylor, a administração nada mais era do que:
- Prever;
- Organizar;
- Comandar;
- Coordenar e;
- Controlar.
E que pode ser sumarizada em 14 princípios básicos:
- Divisão do trabalho;
- Autoridade;
- Responsabilidade;
- Unidade de comando;
- Unidade de direção;
- Disciplina;
- Prevalência dos interesses gerais;
- Remuneração;
- Centralização;
- Hierarquia;
- Ordem;
- Equidade;
- Estabilidade dos funcionários e;
- Iniciativa e espírito de corpo.
(Apenas uma obervação, existem também os 14 princípios de Edwards Deming e os 14 princípios da Toyota e que serão apresentados em outro momento).
Porém essas teorias pouco falavam sobre o ecossistema produção que engloba toda a cadeia produtiva desde o minério utilizado para a produção das matérias-primas até a chegada do produto acabado aos clientes finais, ou seja, produtos que visem atender as necessidades da sociedade.
É nesse ponto em que entra a administração da produção.
Administração da produção pode ser sintetizada da seguinte maneira:
É a somatória de diversos fatores e ações para a produção de um bem de capital, bem de consumo, serviços ou a combinação de todos utilizando a inteligência e conhecimento das pessoas que usam a tecnologia representada através dos recursos disponíveis numa empresa para criar ou produzir um bem ou serviço de maneira eficaz e eficiente que resulta no atendimento de uma determinada parte da sociedade de maneira satisfatória atendendo as exigências e anseios que são determinados pelo mercado vigente e portanto os clientes da operação.
Nesse vídeo disponibilizamos uma explicação de forma gráfica para que fique mais claro o conceito.

Meu nome é Kleber Furlani sou formado em engenharia mecânica com pós-graduação em gestão de projetos e processos organizacionais. Possuo mais de 30 anos em manufatura e mais de 20 anos em gestão Lean, gestão de processos e gestão do conhecimento. Trabalho para que pessoas e empresas usufruam de todo potencial das técnicas da engenharia de produção.